PANORAMA DO SETOR

Panorama Geral do Setor

O cenário econômico para o Setor Têxtil / Vestuário é altamente preocupante.
Porém o cenário econômico para o Varejo Têxtil / Vestuário é promissor.

A)    Na área produtiva, diversos fatores negativos, atingem ha anos este segmento:

1.    Custos Financeiros (Custo Brasil);
2.    Carga tributária absurda;
3.    Falta de mão-de-obra qualificada;
4.    Falta de dirigentes (Profissionais);
5.    Custo de matérias-primas nacionais acima do mercado Internacional;
6.    Dependendo do produto, o lucro líquido das empresas no fim de 12 meses não chega a 3%;
7.    Com este lucro, as empresas ficam descapitalizadas e não podem investir;
8.    Falta de política Setorial que atenda às milhares de empresas pequenas, hoje 97% do total da indústria Têxtil / Vestuário brasileira;
9.    No Brasil, o custo do investimento é feito no inicio da produção, durante e antes do lucro se houver.

B) Por outro lado, cresceu assustadoramente o número de empresas que vendem têxteis / vestuário no varejo, com fatores positivos, na sua atividade comercial, como:

1.    Produto importado em abundância;
2.    Modelos e produtos variados que atendem desde a classe A/D;
3.    Custos dos importados muito reduzidos em cerca de 30 a 40% (menor);
4.    Tempo de transporte de importados podem levar somente 72 horas para serem colocados no Brasil;
5.    Prazos de pagamento de produtos importados podem chegar a 180 dias ou mais;
6.    Os produtos importados podem ser produzidos com a própria marca.

Roberto Chadad
Presidente
ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário